quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Projeto Higiene , Saude e Alimentação

CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

Profª Formadora: Maria Eugenia

Cursistas:
Profª Eliedy Batista de Deus
Prof Neivaldo Lúcio Rosa de Oliveira
Profª Maria Pereira de Almeida
Cleunice Marinho
Waldely Ferreira


Projeto: Higiene, Saúde e Alimentação


Justificativa

O presente projeto tem com objetivo associar o uso das Tecnologias aplicadas à Educação como aprimoramento pedagógico no trabalho discente.
Objetivos

- incentivar os alunos a busca de temas relacionados a higiene, saúde e alimentação.
- disponibilizar para a comunidade escolar assuntos relativos aos temas que possam ser pesquisados através dos uso das TICs para enriquecimento do seu aprendizado.

Metodologias

Ao utilizarmos as novas tecnologias aplicadas à educação, buscamos dar continuidade a um processo em que MORAN, 2000 nos orienta. De acordo com este autor, há um grande leque de opções, de possibilidades de organizar sua comunicação com os alunos, de introduzir um ou vários temas afim de trabalhar de modo presencial e virtualmente. Também este autor mostra que o corpo docente amplie e aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática.
Assim sendo, nossa proposta é de:
Fazer pesquisas sobre higiene, enfatizando a corporal e a alimentar, buscando enfase na importância do tema para o desenvolvimento do jovem em formação.
Buscar através de vídeos e fotos como ocorre o desenvolvimento do adolescente ampliando este fato importante para o seu bem estar.
Utilizar as redes sociais para ampliar o conhecimento adquirido nos contextos em que cada tema abordado seja pertinente a vida do adolescente.
Promover junto aos alunos a realização de tarefas que envolvem o uso de fotos, vídeos criação de blogs e outros recursos que as tecnologias oferecem como meio auxiliar de ensino e aprendizagem.
O uso de blogs e outros meios telemáticos disponíveis nos faz rever o papel do professor, pois reconfigura-se e passa a ser o de provocar interações. (…) É o uso das ferramentas de (re)construção do conhecimento, e de propor desafios que buscará um aprender em conjunto com os alunos. Essa postura torna mais complexa a ação docente, possibilitando o questionamento crítico, o debate, o incentivo à pesquisa e à aprendizagem colaborativa e contínua (LIMA, 2001).
Bibliografia

CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Couchar. Português: Linguagens, 8ª. Série. Editora Atual. São Paulo, SP. 2002.
LIMA, Márcio Roberto de. Blog como recurso didático-instrumentação e reconfiguração da prática docente na cibercultura. Revista Tecnologias na Educação, Ano 3, n. 1, julho 2011.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo, Papirus Editora, 2000.

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