CURSO: INTRODUÇÃO
À EDUCAÇÃO DIGITAL
Profª Formadora:
Maria Eugenia
Cursistas:
Profª Eliedy
Batista de Deus
Prof Neivaldo Lúcio
Rosa de Oliveira
Profª Maria Pereira
de Almeida
Cleunice Marinho
Waldely Ferreira
Projeto:
Higiene, Saúde e Alimentação
Justificativa
O
presente projeto tem com objetivo associar o uso das Tecnologias
aplicadas à Educação como aprimoramento pedagógico no trabalho
discente.
Objetivos
-
incentivar os alunos a busca de temas relacionados a higiene, saúde
e alimentação.
-
disponibilizar para a comunidade escolar assuntos relativos aos temas
que possam ser pesquisados através dos uso das TICs para
enriquecimento do seu aprendizado.
Metodologias
Ao utilizarmos as novas
tecnologias aplicadas à educação, buscamos dar continuidade a um
processo em que MORAN, 2000 nos orienta. De acordo com este autor, há
um grande leque de opções, de possibilidades de organizar sua
comunicação com os alunos, de introduzir um ou vários temas afim
de trabalhar de modo presencial e virtualmente. Também este autor
mostra que o corpo docente amplie e aprenda a dominar as formas de
comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação
audiovisual/telemática.
Assim sendo, nossa
proposta é de:
Fazer pesquisas sobre
higiene, enfatizando a corporal e a alimentar, buscando enfase na
importância do tema para o desenvolvimento do jovem em formação.
Buscar através de vídeos
e fotos como ocorre o desenvolvimento do adolescente ampliando este
fato importante para o seu bem estar.
Utilizar as redes sociais
para ampliar o conhecimento adquirido nos contextos em que cada tema
abordado seja pertinente a vida do adolescente.
Promover junto aos alunos
a realização de tarefas que envolvem o uso de fotos, vídeos
criação de blogs e outros recursos que as tecnologias oferecem como
meio auxiliar de ensino e aprendizagem.
O uso de blogs e
outros meios telemáticos disponíveis nos faz rever o papel do
professor, pois reconfigura-se e passa a ser o de provocar
interações. (…) É o uso das ferramentas de
(re)construção do conhecimento, e de propor desafios
que buscará um aprender em conjunto com os
alunos. Essa postura torna mais complexa a ação docente,
possibilitando o questionamento crítico, o debate, o incentivo à
pesquisa e à aprendizagem colaborativa e contínua (LIMA,
2001).
Bibliografia
CEREJA,
William Roberto
e MAGALHÃES, Thereza Couchar. Português: Linguagens, 8ª.
Série. Editora Atual. São Paulo, SP. 2002.
LIMA, Márcio Roberto de.
Blog
como recurso didático-instrumentação e reconfiguração da prática
docente na cibercultura. Revista
Tecnologias na Educação,
Ano 3, n. 1, julho 2011.
MORAN, José Manuel,
MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação
Pedagógica. São Paulo, Papirus Editora, 2000.
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