quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Curso Introdução a Educação Digital - Projeto

Projeto Integrado de Aprendizagem
Profª Orientadora Curso Educação Digital:
Profª Ms Maria Eugenia
Professores Cursistas:
Prof. Neivaldo Lúcio Rosa de Oliveira
Profª Eliedy Batista de Deus
Cleunice Marinho
Waldely Ferreira
Profª Maria Pereira de Almeida

Projeto de Educação Ambiental na Escola

Apresentação
Ao iniciar o novo século, deparamos com mudanças no contexto evolutivo da sociedade humana. Observamos transformações no âmbito social, econômico, cultural e ambiental, dentre outras. Entre essas transformações, ressaltamos uma sociedade cada vez mais preocupada com a questão ambiental. Não obstante, a esfera educacional ligada à questão ambiental se delimita como uma das áreas mais importantes no início deste século.
A chamada Educação Ambiental (EA) tem como elemento basilar o processo de formação de uma sociedade cada vez mais consciente e preocupada com o meio ambiente e os problemas com ele relacionados. Conquanto, uma das grandes preocupações da Educação Ambiental é formar uma população que tenha conhecimento, competências e motivações que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
Em interface com esta realidade, privilegiamos o que referencia a Lei Federal n° 9.795 de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental, onde devem ser desenvolvidas, na esfera educacional, a promoção e o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações de ordem pedagógica, ou seja, no âmbito escolar.
Neste contexto, nossa proposta busca um eixo orientador para a equipe pedagógica da nossa escola em promover ações dentro dos princípios gerais da Educação Ambiental, a saber: a sensibilização, a compreensão, a competência, a responsabilidade e a cidadania, como um processo de formação docente não se reduz ao treinamento e capacitação, nem sequer na transmissão de conhecimentos, mas, é, acima de tudo, uma reconstrução de valores éticos, uma valorização da práxis refletida. (SHÖN, 1995).

Objetivo geral:
O artigo 10º da lei nº 9.795/99 ressalta o caráter processual e a prática integrada da educação ambiental (EA) com destaque a natureza interdisciplinar. Trazer a realidade de fora da escola para dentro e retornando com ações educativas na comunidade é o pressuposto de uma abordagem relacional.
Buscamos, então, realizar uma ação na Escola Mul. Profº Percival X. Rebelo envolvendo a equipe pedagógica no processo de formação continuada dentro da esfera da educação ambiental utilizando parte de seu horário de estudo e/ou em reuniões pedagógicas pautadas em reflexões sobre estratégias, projetos interdisciplinares com ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da comunidade escolar, enfim, levantar metodologias que possam ser empregadas para o desenvolvimento de uma educação ambiental escolar em cumprimento ao eixo Educação Ambiental e Saúde do Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua reestruturação.

Objetivos específicos:
Quando se propõe uma formação continuada em Educação Ambiental (EA) para esses profissionais, observamos o eixo norteador da nossa proposta dentro das diretrizes que emergiram da trajetória da institucionalização das políticas públicas da EA no MEC de acordo MENDONÇA, 2004, destacamos:
1. A busca da universalidade da EA nos sistemas de ensino como proposta político-pedagógica efetiva;
2. A seleção de lideranças e especialistas realmente comprometidos com sua profissão, que engrossem o caldo do enraizamento da EA nas escolas e comunidades;
3. O estímulo à construção de grupos de estudos como círculos emancipatórios para exercitar a interdisciplinaridade;
4. A constante atualização de conteúdos e de práticas pedagógicas para que não haja estancamento e desvirtuamento do processo de aprendizagem, buscando autonomia desses sujeitos de forma coordenada com os objetivos propostos;
Metodologia:
O enfoque metodológico nos faz criar condições pedagógicas mais eficazes; os tipos de ações que os docentes devem desenvolver para propor projetos. Assim, nos momentos de estudos e/ou de planejamento estabelecer um momento para tema EA, principalmente os projetos de nossoProjeto Político Pedagógico (PPP)em seu eixo Educação Ambiental.
Cada componente curricular contribuirá com bibliografia específicapara que possamos reformular e construir novos projetos a serem desenvolvidos no transcorrer do ano letivo de 2013.
Para o segundo semestre de 2012, propomos nos momentos de estudo a leitura do PPP, em específico o EIXO: Educação Ambiental e Saúde, seus projetos:
  • Projeto Jovem ABC – Jovem Ambientalista Brasileiro no Cerrado;
  • CELG nas escolas;
  • Projeto Higiene, Saúde e Alimentação;
  • Projeto Boa Visão;
  • Programa Saúde Bucal;
  • Projeto Sexualidade na Adolescência e Prevenção ao uso de Drogas;
  • Projeto Educação Patrimonial e Ambiental;
  • Projeto Educação Para o Trânsito;
  • Projeto Vencendo a Dengue.
Nos planejamentos do segundo trimestre é necessário que haja momentos para avaliação dos projetos, com isto, estaremos qualificados para a reestruturação do PPP de nossa escola e desenvolvimento do mesmo.

Cronograma
Ação/Mês
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Jan/2013
Apresentação do projeto
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Leitura dos projetos do PPP
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Pesquisa Bibliográfica
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Reunião de planejamento

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Avaliação dos Projetos do PPP





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Reestruturação do PPP





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Obs: (planejamento mensal: 1º/08, 21/09, 27/10 e 30/11)

Avaliação
A avaliação será processual e contínua, análise e estruturação de um banco bibliográfico o qual será socializado e avaliado nos planejamentos mensais.

Recursos
Periódicos assinados pela escola, vídeos da TV escola, pesquisa no ambiente informatizado (web), máquina fotográfica e filmadora para registro, livro ata para registros.

Bibliografia

BRASIL, Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em <http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/ Lei%209795.cfm> Acesso em 14 jun. 2002

BRASIL. Ministério da Educação. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Disponível no site da SECAD/MEC:
Disponível em <
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf>Acesso em 14 jun. 2002.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.
MENDONÇA, P. Educação ambiental como política pública: avaliação dos Parâmetros em Ação Meio Ambiente na Escola. 2004. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Ambiental) – Universidade de Brasília/Centro de Desenvolvimento Sustentável.
SHÖN, D. A Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1995.


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